Teoria da Literatura, arte retórica

Teoria da Literatura e a importância da arte retórica nos estudos literários

Adquira agora o livro Teoria da Literatura “revisitada”. Uma análise dos diferentes fenômenos e teorias acerca da literatura ao longo da história.

Teoria da literatura de Magaly Trindade
R$ 70,00

A partir da Antiguidade até a pós-modernidade, os grandes temas universais da literatura são revisitados e discutidos, tendo em vista a sua perene contribuição para formação do pensamento humano.

Não se trata de um reducionismo anacrônico, mas de uma revitalização histórica das mais diversas concepções do literário que, mesmo distantes no tempo e no espaço, vivem em constante diálogo com o presente.

Teoria da Literatura “revisitada”

Autoras: Magaly Trindade Gonçalves / Zina C. Bellodi. Livro seminovo bem conservado

Sem amarelamento. 232 páginas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. Frete grátis em Presidente Prudente/SP

O que se quer é instigar novas dimensões de análise para alguns conceitos ainda muito atuais.

Dessa forma, são feitas reflexões a respeito das obras de Platão, Aristóteles, Horácio, Longino e da teoria do sublime. Além do estudo da “Poética” de Aristóteles, por exemplo, há também o resgate da “Retórica” e suas contribuições históricas para a Teoria da Literatura, assim como para a ideia de “composição” e de ‘formação do juízo crítico”.

Teoria literária, história e critica
Teoria da Literatura “revisitada”

O livro destaca ainda valorosas menções de diferentes tratados posteriores, como os de Cícero e Quintiliano, o que garante mais clareza sobre o campo retórico da literatura para o leitor.

Teoria da literatura “revisitada” recupera a importância da arte retórica para os estudos literários e para a formação e compreensão de diferentes “Poéticas”.

Uma abordagem que passa pela “Estética Medieval” de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Os aspectos sociais e históricos são pontos de base para a compreensão dessas postulações teóricas.

Há também uma reflexão sobre o desenvolvimento científico e sua relação direta com a literatura durante o século XIX. Diferentes correntes literárias deste milênio são relidas, visando estabelecer uma melhor compreensão da enorme complexidade que atinge tanto a prática, quanto a teoria da literatura a partir desse momento.

O exame do Formalismo Russo inicia a incursão nas correntes teóricas do século XIX, discutindo a busca por um conceito de literariedade com base na noção de estranhamento.

Autoras Magaly Trindade e Zina Bellodi
À esquerda, Magaly Trindade. À direita, Zina Bellodi

Já no século XX, são estudados alguns autores que contribuíram para a sistematização do pensamento teórico e literário de forma crítica. Dentre eles estão Jean-Paul Sartre, Paul Valéry, T. S. Eliot e Fernando Pessoa. Cumpre destacar a inclusão de Fernando Pessoa como teórico e pensador, ao lado de T. S. Eliot.

Outras posições teóricas do século XX também são colocadas em debate como pós-modernismo, a estética da recepção, comparativismo, desconstrução e feminismo.

Magaly Trindade Gonçalves é graduada em Letras Anglo-germânicas e doutora em Teoria da Literatura. Zina C. Bellodi formou-se em Letras e especializou-se em Teoria da Literatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *